Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A FUNDAÇÃO DA IGREJA EM BELÉM

A Igreja Batista nos Estados Unidos vivia tempos de revitalização pentecostal. Os missionários achavam que seria assim também no Brasil. Igualmente procuraram Justus Nelson e a liderança da Igreja, para falar do batismo com o Espírito Santo.

Raimundo Nobre, (o que hospedou os missionários no porão da igreja), tinha um irmão por nome Adriano Nobre. Este era proprietário da companhia “Port of Pará”, onde ele obteve emprego para Berg como fundidor. Adriano dominava bem o inglês, assim levou os missionários para a Ilha de Marajó. Quando os missionários pregavam e cantavam, o intérprete era Adriano Nobre.

Voltando da Ilha de Marajó no dia 12 de maio de 1911, a notícia que havia missionários na igreja expandiu-se na cidade. Todos queriam ouvi-los. Eram convidados pelas famílias e iam às casas para orarem. O porão da igreja onde se hospedavam, virou lugar de oração e estudos bíblicos, frequentados pelos irmãos. Assim eles eram ensinados sobre o batismo com o Espírito Santo.

A irmã Celina Martins Albuquerque, professora de escola dominical, estava enferma de um suposto câncer nos lábios. Os missionários oravam insistentemente por ela. Certo dia a irmã Celina foi completamente curada. A idade da irmã era de 34 anos, que agora buscava o batismo com o Espírito Santo. Jejuando e orando por longos dias, numa manhã de quarta feira dia 8 de julho de 1911, transbordou em línguas em sua casa tornando-se então a primeira brasileira a receber a promessa.

A irmã Maria de Jesus Nazareth de Araújo presenciou o episódio na vida de Celina, com isso aumentou a sua fé para buscar o batismo com o Espírito Santo, e no dia seguinte também recebeu sua benção, foi batizada. O primeiro homem a receber o batismo no Brasil foi Manoel Francisco Dubu, em 1912 em Belém. Assim Deus ia progredindo sua obra, curando e batizando.

As opiniões sobre o batismo começaram a divergir, e os contrários ao batismo acusavam os missionários de praticarem o espiritismo. Isto está registrado em Ata nº222 Dia 13 de junho de 1911. Certo dia, Raimundo Nobre entrou no porão onde se hospedavam os missionários perguntando o que estava acontecendo. Os missionários explicaram que era a ação do Espírito Santo batizando os irmãos. Raimundo Nobre rebateu alegando que este acontecimento ficou com a igreja primitiva, e culpou os missionários de partidaristas. Depois de alguns embates, Vingren elucidou que não valia a pena debater sobre assunto tão explícito na Bíblia.

O pastor Raimundo Nobre, explicou que o batismo ficou relegado à Igreja Primitiva. Ele procurou apoio do irmão Manoel Rodrigues, diácono da Igreja, que gozava de prestígio e respeito dos irmãos. Manoel Rodrigues então testemunhou de curas e milagres que havia presenciado naqueles dias. O pastor Raimundo Nobre resolveu excluir 13 irmãos que sustentavam o pentecostalismo. Segundo a Ata da Igreja Batista foi 18 irmãos, a revista do Jubileu de Ouro aponta 19 nomes.

O pastor Nels Nelson reuniu em 2 de junho de 1931 os fundadores da Igreja no Templo da travessa nove de janeiro, incluindo Adriano Nobre e Maria Joana. Havia seis portugueses e cinco espanhóis, todos exerciam cargos importantes na Igreja Batista. Os missionários foram convidados a se retirarem da Igreja Batista. O irmão Henrique Albuquerque os levou para a sua casa na Rua Siqueira Mendes nº 67. Na sala da casa, cantavam, oravam e Jesus batizava e curava. Nascia assim a Assembleia de Deus.

A data de fundação é 18 de junho de 1911 um domingo. O primeiro nome foi “Missão de fé Apostólica”, nome este que durou sete anos, era um nome muito usado nos EUA pelos pentecostais. Durante três meses permaneceram no mesmo local, até que a quantidade de pessoas convertidas aumentou, daí a necessidade de um lugar maior. Então mudaram para a casa do irmão José Batista de Carvalho, na Rua São Jerônimo, hoje Avenida Governador José Malcher antigo nº 224.

Mais de três anos depois, os irmãos inauguram seu primeiro templo no dia 8 de novembro de 1914, na travessa 9 de janeiro antigo nº 75. Este imóvel eles compraram dia 17 de setembro de 1917. A irmã Frida Vingren numa de suas cartas à Suécia, datada de cinco de julho 1917 relata a alegria na escolha do nome, ela disse: “O nome Assembleia está visível na fachada do templo”. O templo permaneceu neste endereço até 30 de outubro de 1926. O pastor Samuel Nyström transferiu o templo para o endereço da Rua 14 de março antigo nº 759. O pastor Firmino Gouveia no dia 23 de abril de 1988 inaugurou o templo atual.

O nome Assembleia de Deus, não é de origem brasileira. As igrejas no mundo que possui este nome, não foram provenientes do ano 1911. Mas, o pastor americano Thomas King Leonard foi o primeiro a por este título em sua igreja em Findalay estado de Ohio USA. O concílio geral das Assembleias de Deus foi fundado dia 24 de abril de 1914.

O irmão Manoel Rodrigues conta que certo dia após um culto, Berg disse aos irmãos que na América do Norte usavam o título de Assembleia de Deus e Igreja Pentecostal. Os irmãos acharam melhor o nome Assembleia de Deus, e assim permanece. O registro da igreja aconteceu dia 4 de Janeiro 1918 em Belém. O registro do estatuto aconteceu com Samuel Nyström, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que pagaram o valor de 130 mil réis. A igreja floresceu tanto, de modo que estamos no ano do centenário, isso nos leva a louvarmos e adorarmos a Deus o autor da nossa fé. Ele é o dono da obra e é dele tanto o quer como o efetuar.

4 comentários:

Unknown disse...

Como membro dessa igreja há quase três decadas, sendo neto de pioneira e ter tido o privilégio de estar sob a autoridade de um pioneiro enviado pelo Pr. Paulo Macalão para Cabo Frio, o Pr. Enoch Alberto Silva.
Digo: Parabéns pela matéria, mas Daniel Berg e Gunnar Vingren hoje sentiriam vergonha no que transformaram noss igreja.

Unknown disse...

A paz Everaldo Filho

Obrigado pelo comentário que Deus continue abençoando.

Na paz
Geziel

Edivaldo Alves disse...

A paz do Senhor , parabéns pelo blog, gostaria de fazer um convite a você, visitar e seguir o meu blog , pois já estou te seguindo. Nele você encontrará muitas novidades do giro gospel . http://manacialjovem.blogspot.com/

Anônimo disse...

a Paz irmãos, pr Enoch Alberto Silva e Ilca Gonçalves eram meus tios. Fui membro por uma decada da Assembleia de Deus de Cabo Frio, hoje na I.C.Nova Vida. Eles tambem ficariam muito tristes se vissem o que esta acontecendo por aqui.