Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O cuidado com as Ovelhas (lições bíblicas Jeremias)

O CUIDADO COM AS OVELHAS

Temos uma condenação dos falsos obreiros, que não se importam com suas responsabilidades e assolam e dispersam seu rebanho, como se as ovelhas fossem presas de animais ferozes. Os verdadeiros pastores não seguem as ovelhas, porque estas não têm direção, nem enxergam mais que oito ou dez metros.

Mas o verdadeiro pastor vai à frente, abrindo caminho e tirando os obstáculos. Jeremias avisa que Jeová levantará pastores que alimentem, arrebanhem, cuidem e ame suas ovelhas. A convicção de Jeremias é que Jeová porá no trono um rei davídico, cuja natureza se parece com a sua, Jeová Tsidkenu (o Senhor justiça nossa).

Será este rei quem conduzirá à pátria o povo exilado do reino do norte (7,8). No versículo (5) Jeremias fala de renovo, ou seja, um novo rebanho, tsemach palavra hebraica fala de rebentos, que por vezes surgem nas raízes das árvores. Temos aqui uma imagem de uma árvore que foi abatida, mas que revela um novo surto de vigor. Israel foi abatido, mas se renovaria nas promessas de Jeová.

O QUE É UM PASTOR

Pessoa que cuida de ovelhas. Em linguagem figurada o Antigo Testamento apresenta Deus como Pastor de Israel (Sl 80.1; Ez 34.14). No Novo Testamento Jesus é apresentado como o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas (Jo 10.11). Isto mostra a natureza divina com uma das ocupações mais comum em Israel, afim de Israel entender uma das características divina. Abel foi o primeiro exemplo de pastor na Bíblia (Gn 4.2). Reis e líderes de Israel os filhos de Abraão, Isaque e Jacó são assim também chamados (Gn 13.7; Jr 6.3; 49; 19 Jr 23; 4).

Assim como os pastores conhecem suas ovelhas, Jesus conhece as suas intimamente. Os pastores protegiam suas ovelhas em cavernas ou apriscos. Ele chamava-as na manhã seguinte, e elas respondiam saindo imediatamente. Mesmo em um grande rebanho, as ovelhas iam até seu pastor quando ele as chamava. (Jo 10.27). Quando as ovelhas se dispersavam, algumas caiam no despenhadeiro nas colinas rochosas. Após notar a falta delas, os pastores a procuravam e as restituíam ao rebanho (Lc 15.6).

Na Síria e na Palestina lugares áridos, os pastores procuram águas limpas e pastos verdes, pois as ovelhas bebem todos os dias (Sl 23.2). Um antigo poço, lago calmo ou um dique artificial, fornecem água para as ovelhas. Os pastores costumavam levar um balde para as ovelhas que não conseguiam chegar onde havia água. Os pastores usavam fundas de peles de cabra como arma contra os animais ferozes (1Sm 17.49). O cajado e a vara eram para proteção nos abismos, e algumas ovelhas mais impetuosas, o cajado as aquietavam (Sl23. 4).

No Novo Testamento, a palavra pastor refere-se ao provedor, protetor e guia de uma parte do povo de Deus. Ao falar dos guias espirituais o apóstolo Paulo escreveu: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” (Ef 4.11). Naquela época, da história da igreja, o termo pastor ainda não era usado como título. Ele era o guia e significava o cuidado, atenção e provisão ao povo de Deus.

Em (João 10. 1-5) Jesus ensina sobre o verdadeiro pastor e suas ovelhas, uma vez que os fariseus se mostravam incompetentes para serem guias espirituais. No oriente o aprisco era cercado de pedras, ali o pastor deixava as ovelhas à noite a cargo do porteiro que guardava a entrada.


Ao amanhecer, o pastor voltava, e para ele o guarda abria a porta. O ladrão tentava pular o muro, num local longe da vista do guarda. A maneira de entrar no curral revela o verdadeiro pastor. O pastor chama as ovelhas pelo nome os conduzindo para fora, e as ovelhas conhecem a voz do seu pastor, elas não saiam se a voz fosse de outro. As ovelhas dependem do pastor para ser guiada às águas, aos pastos ao descanso, a liberdade da ovelha depende da ação do pastor. Os pastores literalmente era a porta, quando se deitavam na entrada do curral.

As ovelhas saiam e entravam com a permissão dele. Quando Jesus disse: eu sou a porta! Ele é a entrada para a presença do pai, e a saída para uma vida de liberdade e serviço. Jesus mostra o objetivo dos ladrões. Matar roubar e destruir. Ele que explorar as ovelhas, seus objetivos são fins lucrativos. Os falsos pastores são mercenários, explorando as ovelhas, e as abandonando nas horas difíceis. Não tem genuína solicitude para com as ovelhas, pois não são dele. Quantos falsos pastores estão por ai, sem ao menos se interessar pelas ovelhas? O prejuízo ao rebanho vem pelas comidas enlatadas, americanizadas, sem conteúdo bíblico.

A exploração a elas é pelo que as ovelhas podem dar ou o que elas têm a oferecer aos falsos pastores.Jesus como o bom pastor, dá a vida pelas ovelhas. Interessa-se pelo que somos não pelo que temos. Ele se importou com os pobres, as viúvas, as crianças, os aleijados e os párias da sociedade. Ele falou à grande multidão como a uma só pessoa. Ele ouviu e abençoou as crianças, e deu salvação ao malfeitor. Jesus quer salvar a todos, ama a todo o mundo (Jo 3.16).

Bibliografia
Bíblia Dake
Bíblia de estudo Almeida
Dicionário Ilustrado da Bíblia (Vida Nova)
O Novo Comentário da Bíblia (Vida Nova)

Ev. Geziel Silva Costa

Nenhum comentário: