Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lições Bíblicas (2° Trimestre 2010, Jeremias)

OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL


INTRODUÇÃO

Israel estava destinado a sofrer no cativeiro por desobedecer a Deus. O rei Manasses, rei de Jerusalém, fez o que era mal e abominável, aos olhos do Senhor. Edificou os altos, ergueu altares aos baalins, prostrou se com Israel diante dos deuses.

Fez seus filhos passarem pelo fogo, procurou os adivinhadores, feiticeiros, necromantes, pôs as imagens de escultura dentro do templo do Senhor (2 Cr 33. 1-9).
A partir deste período Israel viveu em apostasia, trazendo sobre si o juízo de Deus.


Jeremias aparece profetizando a vinda da Babilônia, para levá-los cativos. E a profecia de Jeremias, era para não resistirem, mas se entregarem a Nabucodonosor, em conseqüência de seus pecados.

O QUE É APOSTASIA

Ato de renunciar uma crença, ou religião. Por diversas vezes Israel apostatou, (Jr 5.6). O resultado disto seria o julgamento, como disse Jeremias: “A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão: sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares ao Senhor teu Deus, e não teres o meu temor contigo, diz o Senhor JEOVÁ dos Exércitos(Jr 2.19).

De modo geral define-se apostasia como a rejeição deliberada de Cristo de suas doutrinas, por parte de um cristão (Hb 10.26-29; Jo 15.22). Apostasia é diferente de ignorância, que é o erro pela falta de conhecimento ou falsas convicções. Apostasia é o abandono consciente e premeditado da fé, (Certos grupos cristãos dizem que é impossível o verdadeiro cristão apostatar).

UM BRADO CONTRA A APOSTASIA

Falar em nome do Senhor

Jeremias, por contrariar a nação, os falsos profetas e o rei, foi considerado como o profeta traidor, devido suas insistências na rendição de Israel à Babilônia. A rendição à Babilônia foi a única alternativa para evitar a total destruição de Israel. O cativeiro seria a conseqüência dos pecados de Israel através de Manasses.

Jeremias não profetizava para agradar Israel ou o rei. Mas porque amava, obedecia a Deus, e era consciente da verdade. Muitos profetas da atualidade massageiam o ego da igreja com mensagens de auto-ajuda. As mensagens da atualidade de vitórias, de prosperidades e de bênçãos, pregadas por certos pregadores são para sua própria promoção. Deus não nos chamou para pregar o que o povo quer ouvir, mas sim o que eles precisam ouvir.

Ser autêntico e não politicamente correto

Micaías foi um profeta que falou exatamente o que Deus mandou. Não estava preocupado com a sua popularidade, mas sim com sua fidelidade em transmitir o que o povo precisava. Devemos pregar a verdade da palavra mesmo que isso custe nossa vida ou a prisão. Micaías não se preocupou com sua vida, foi para a prisão, mas sempre falou a verdade (Rs 22.8-28; 2Cr 18. 8-24).

Jeremias profetizou em Jerusalém durante quarenta anos, proclamou o julgamento da nação por causa dos pecados através de Manassés. Foi considerado como traidor, e embora impopular e desprezado, foi fiel à mensagem de Jeová. Depois das profecias de suas predições serem cumpridas, tornou-se um herói, para o restante dos judeus exilados. O povo lembrava-se das verdades de Jeremias, e como suas palavras foram direcionadas por Deus.

EM QUE CONSISTIA A APOSTASIA DE ISRAEL

A leitura bíblica em classe, desta segunda lição (Jr 2.1-7, 12,13), começa com uma secção dos temas mais característicos da mensagem de Jeremias. O povo abandonou a Deus, única fonte de água viva; atraindo sobre si morte e destruição. O desastre já está a caminho, mais ainda não chegou, por isso veio a mensagem para o arrependimento.

(2.2) Jeremias, como Oséias, usa a figura do casamento, símbolo da união de Jeová com o seu povo. No deserto o povo não era idólatra, serviam somente a Deus, ele se lembra disso. Apenas mais tarde se rebelaram contra Deis, com murmurações.

(2.3) Israel é primícias do Senhor, as primícias eram os primeiros frutos da terra, oferecidos a Deus em gratidão. Israel como primícias, povo, escolhido, eleito por Deus, agora apostatavam.

(2.6-7) Conf. (Dt 32.10-12 Dt 8.2-16)

(2.8) A acusação do Senhor neste versículo é contra os responsáveis. Os sacerdotes, como encarregados da Lei em ensiná-la, os pastores chefes, (título que no Antigo Oriente se dava aos reis, que estabeleciam uma ordem judicial justa), finalmente contra os profetas, proclamavam infielmente a palavra de Deus. Uma das maiores prova de Jeremias foi enfrentá-los.

(2.9) O Senhor iria começar um processo judicial contra Israel e põem os céus como testemunha. Motivos vejam (Vs. 5-8, 10-11, 13).

(2.10) As terras do mar de Chipre, ou Ilhas do Ocidente, todas as populações da costa do mar mediterrâneo. Quedar era uma tribo nômade da Arábia.

(2.11) Glória do Senhor, isto é: uma manifestação luminosa que permite perceber de maneira sensível a presença divina na criação. (Sl 19.1, Is 6.3) no templo (Is 6.3-4, Ez 10.4) ou no meio do povo (Ex 40. 34-38, Ez 1. 27-28, Jo 1.14).

(2.13) cisternas rotas. Na palestina a água é escassa. Então o costume de construir cisterna. Eram cavadas na pedra porosa e impermeabilizadas com uma mistura de cal e areia. Contudo, sempre existia a possibilidade de se romperem, e vazar a água. Além disso, a qualidade da água, não se comparava com a que brotava direto da fonte, era mais saborosa a do manancial.

CONCLUSÃO

A situação da igreja não é diferente hoje. Muitos estão abandonando a Deus, fonte de água viva, por cisternas rotas. Muitos pregadores já não têm mais água para dar ao povo, mas sim água salobra, com mensagens antropocêntricas, que não satisfazem a alma e o espírito, somente o ego. O tema central da Bíblia é Jesus e a salvação, ele é a fonte que salta para a vida eterna (Jo 4.14).

Bibliografia
Bíblia de estudo almeida
Descobrindo a Bíblia (candeia)
Conheça melhor o AT ( Vida )
Dicionário Ilustrado da Bíblia (Vida Nova)

Ev. Geziel Silva Costa

4 comentários:

Christiane disse...

Olá irmão em cristo!!!

Muito autêncita e verdadeira sua mensagem no blog!
começei a ler o livro de Jeremias ontem a noite e um versiculo muito me chamou a atenção.
versiculo 5 "Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?"

Não sei como há pessoas assim como eu e vc um dia que abandonamos o nosso únic oe Suficiente salvador?!!
Deus é maravilhoso!!E não há nele mal algum.
Me orgulho de ser filha do Rei!

Deus abençoe!!!!

Heberson Borba disse...

A Paz do Senhor !!

Louvo à Deus pelos seus arautos autênticos em Cristo. Realmentem hoje em dia o que mais vemos são pessoas que não conseguem enfrentar as críticas. Por causa de uma pregação viva e verdadeira e se redem aos modismos de pregações que falam apenas do homem e de suas necessidades terrenas. Esquecem que o homem precisa unicamente de Deus para ser feliz e completo em tudo. E a nossa maior alegria e fonte de satisfação é poder pertencer ao Senhor Jesus e fazer parte do seu reino através da sua maravilhosa salvação.

Queria parabenizá-lo pelo excelente comentário sobre as lições da EBD. Têm me ajudado muito como professor da minha pequena Escola Bíblica Dominical.

Que Deus o Abençoe meu irmão !!!

Unknown disse...

Olá Christiane,

Fico feliz por vc está estudando o livro de Jeremias. continue assim, a tendencia é só crescer no conhecimento.

Na paz
GSC

Unknown disse...

A paz Heberson!

Obrigado pelas palavras e pela visita. Continuo motivado a estudar e escrever, quando vejo que meus textos vem ajudando alguém.

Nos dias difícil que estamos vivendo, temos que se agarrar em Cristo e na Bíblia.

Na paz
GSC