Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lições Bíblicas (2° Trimestre 2010, Jeremias) JEREMIAS PREGA NA PORTA DA CASA DE DEUS



JEREMIAS PREGA NA PORTA DA CASA DE DEUS

Jeremias recebeu incumbência de pregar na porta do templo. Pessoas iam ao templo no intuito de adorar, imaginando que a adoração a Deus estaria restrita ao local. A freqüência ao culto, e o local de adoração, não apaga os pecados de ninguém. Jeremias então falou: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: “Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar” (Jr 7.3).

A mulher Samaritana estava confusa com o lugar de adoração e pergunta a Jesus: “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar” (Jo 4.20). Jesus mostra o que enaltece os nome de Deus. “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” Isto é: Fidelidade a Deus, inteireza de coração, justiça etc.
Ezequias orou a Deus: “Ah! Senhor lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo” (Is 38.3).

Israel estava em decadência espiritual, o povo tronara-se idólatra e corrupto, imaginando que por terem o templo, e irem com freqüência aos cultos, estariam com os pecados perdoados e livres do juízo de Deus. A situação era tão drástica, que Deus desafiou Jeremias a procurar uma só alma fiel. "Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei" (Jr 5.1).

Muitos cristãos hoje estão na mesma situação, achando que por pregarem, expulsarem demônios, chorarem nos cultos, seus pecados são perdoados. Está escrito que só alcança o perdão dos pecados quem confessa e deixa. "O Que encobre como Transgressões SUAS, "nunca prosperará; Mas o Que confessa e Deixa, Misericórdia alcançará" (Pv 28.13). E muitos ouvirão de Jesus: "Digo-vos que não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade" (Lc 13.27).

A MENSAGEM DE JEREMIAS

(A leitura bíblica em classe são as palavras do Senhor a Jeremias Jr 7.1-11). É um discurso longo, o primeiro de vários outros discursos redigidos em prosa. Jeremias denuncia o a idolatria de Israel, como também outros abusos que eram cometidos no templo em Jerusalém durante o culto.

(7.2) À porta da casa do Senhor, o profeta enumeraria as condições morais que o Senhor exigia, para que o culto fosse recebido por Jeová como adoração verdadeira (Sl 15; 24. 3-6). Este discurso de Jeremias causou a revolta dos desobedientes, contraindo a antipatia para com o profeta.

(7.3) Para que a presença do Senhor estivesse permanente no culto, no templo e na vida de Israel, seria necessária uma mudança, de atitude, de caminhos...

(7.4) O povo clamava: Templo do Senhor, templo do Senhor, Templo do Senhor! Estas palavras repetidas como uma fórmula mágica, mostra a confiança que o povo havia depositado no templo, não no Senhor. Grandes e suntuosos templos, catedrais, beleza e riquezas não têm valor, se o coração estiver longe de Deus. Os que desobedecem a lei do Senhor, não adianta sacrificar. "Porém Disse Samuel: Tem porventura o Senhor Tanto Prazer em holocaustos e sacrifícios, Que em Como se obedeça à Palavra do Senhor? eis Que o obedecer é Melhor Do que o sacrificar; E O Melhor atender é Do que uma gordura de carneiros" (1Sm 15.22).

(7.9) O povo furtava e matava, cometiam adultério e juravam falsamente, contrariando toda a lei e os mandamentos que o Senhor havia advertidos antes por Moisés. (Ex 20.13-16; Dt 5.17-20; Os 4.2). E ainda queimavam incenso a deuses que não conheciam isto é: deuses com que nada tem a ver.

(7.11) Covil de salteadores. Com esta imagem poética, está condenada a falsa segurança que o povo depositava no templo de Jerusalém. Os ladrões na época cometiam seus delitos, e se refugiavam em cavernas, se sentiam seguros fugindo da justiça. Assim Israel depois de cometer seus crimes e truculências, se refugiava no templo se sentindo protegidos pelo santuário Cf. (Mt 31.13; Mc 11.17; Lc 19. 46).

A LIÇÃO DE SILÓ

O antigo templo de Siló estava situado nas terras de Efraim, veja (Js16.4). Ao norte de Jerusalém, estava situada uns 30 km. Ali o sacerdote Eli atendia o povo. A presença da Arca da aliança converteu Siló em um importante centro de peregrinação (1Sm 1.3). Os filisteus lutaram contra Israel, aproximadamente no ano 1050 a.C, e levaram a arca como troféu e colocaram no templo do seu deus (1Sm 4). Neste mesmo período a cidade e santuário de Siló foram saqueadas e devastadas (Js 18.1; Sl 78.60; Jr 26.6).

O local de adoração não interessa, mas sim nossa integridade para como Senhor. Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (Jo 4.23).

As coisas materias são passageiras, mas a nossa fidelidade a Deus deve ser permanente. Jesus, porém, lhes disse: "Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada" (Mt 24.2).

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Tss 5.23).

Ev. Geziel Silva Costa


Nenhum comentário: