Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DEUTERONÔMIO 28 OU MATEUS 6?


É comum ouvirmos hoje nas igrejas sobre BENÇÃOS. Antes de abordar este assunto, gostaria de deixar claro que não sou contra as bênçãos do Senhor. Sou pentecostal e creio nos milagres de Deus. Porém não sou fanático, tapado, nem ando fazendo o que dizem ser certo, sem uma análise. Não creio em tudo o que é dito, profetizado ou ensinado, sem antes de uma avaliação bíblica e uma busca de discernimento do Espírito.


Ouço muito a leitura do livro de Deuteronômio 28, e muitas pessoas profetizando na vida de outros sobre as bênçãos decorrentes deste capítulo. É benção para mais de metro. Virou até jargão citar o versículo dois “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão...” E Então ouvimos: “Aqui as bênçãos correm atrás dos crentes!”. É meu irmão! Por incrível que pareça, quando alguém não tem um testemunho para contar da aquisição de um carro, casa, moto, terreno, dinheiro na conta etc., é comum ouvirmos dizer: “Este irmão está em pecado! Não recebe BENÇÃOS! Ou está correndo demais, por isso as bênçãos não o alcançam. Eu creio que as bênçãos estão atrás dos fiéis. Opa, creio, é bíblico que Deus as acrescenta em nossa vida, mas a referência não é Dt 28.2.


As bênçãos de Deuteronômio 28, onde o Senhor promete a exaltação sobre as demais nações, a queda dos inimigos, a multiplicação nos celeiros, na dispensa, o cuidado com animais, abundância de bens, a chuva o sol, não é especificamente para a igreja. Outro versículo muito recitado, desejado e decretado é o 13 “E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo...” somente a parte “a” como também o versículo 2 já citado acima.


Em primeiro lugar, esta promessa é para o povo de Israel que viviam sobre a dispensação da Lei. Era as últimas promessas antes de o povo entrar na Terra Santa. Isso se cumpre hoje na vida de Israel, é cabeça e não calda, país rico em abundância. Se quisermos voltar a estar debaixo do julgo da Lei, devemos cumprir outros mandamentos dela, não somente este.


Porque não Deuteronômio 21.18-21? “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá”.


Em segundo lugar, as bênçãos de Deuteronômio são condicionais, isto é: Estabelece uma postura, exigência, decisão e atitudes a serem tomadas para o verdadeiro cumprimento dela na vida de Israel. No versículo um a condição é “SE” ouvires a voz de Deus e guardar os seus mandamentos. Israel para receber as bênçãos, era necessário estar atento à voz de Deus e pronto a guardar os seus mandamentos.


Mesmo que estas bênçãos fossem prometidas para a igreja em especial, a condição era ouvir e guardar. Somente campanhas não seriam necessárias, sete, dez ou cem dias de campanhas não seriam suficientes. Quantas pessoas enroladas, desobedientes e sem compromissos estão fazendo campanhas, decretando e determinado as bênçãos de Deuteronômio em suas vidas? Além da aplicação do texto ser errada, a condição exigida é ignorada.


A segunda parte de Deuteronômio


Ninguém recita e não lêem a segunda parte de Deuteronômio que começa nos versículos13 em diante. O castigo pela desobediência, em ignorar e não guardar os mandamentos. Se Israel não der ouvidos à voz de Deus, seriam malditos, a turbação, a perdição, a pestilência viria sobre eles. A chuva e a colheita cessariam, o gado e a terra seriam minguados. Os inimigos os venceriam, e ao invés das bênçãos, as maldições os alcançariam. Porque será que ninguém ensina sobre a desobediência e suas conseqüências nas campanhas? Quantas pessoas precisam fazer campanhas para serem mais íntegros, fiéis, cumpridores e não somente ouvintes? A valorização do “ter”, nestes dias de valores invertidos é mais importante do que o “ser”.


Mas a Bíblia continua a mesma com suas palavras e ensinos infalíveis.
Mateus 6.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.


Quais coisas serão acrescentadas? Apartir do versículo 19, estas coisas são descritas como: O tesouro, a comida, a bebida, a vestimenta,De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Por isso escrevi acima que creio que as bênçãos acompanham os fiéis, mas aqueles que ouvem e guardam e buscam o reino.


O segredo para ser abençoado não é deixar a Bíblia aberta em Deuteronômio 28, não é fazer campanha de sete ou trinta e sete dias, mas buscar o reino. Você deve estar perguntando: O que é o reino? Como faço para buscar o reino e ser abençoado? O reino de Deus (ou dos céus), não é somente a dispensação do milênio no futuro, após a grande tribulação. O reino de Deus é toda a soberania e poder de Deus, contra a destruição do sistema mundano e do Diabo.


O reino de Deus começa em nossos corações. "Se alguém me ama guardará a minha palavra, e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14.23). Quando a trindade mora em nossos corações, obviamente passa a reinar em nossas vidas. É em função disso que o apóstolo Paulo escreve aos gálatas dizendo: "E vivo não, mas eu, mas Cristo vive em mim..." (Gl 2.20). Cristo habita em nós e se torna o manancial de toda a nossa vida e o centro de todos os nossos pensamentos, palavras e ações. Queres as bênçãos de Deus? Guarde a sua palavra. Observe que está em concordância com Dt 20.1 que ordena a Israel ouvir a voz e guardar os seus mandamentos.


Os discípulos presenciaram a chegada do reino de Deus quando viram Jesus expulsar demônios e salvar almas como ele havia dito. "Mas se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseqüentemente chegado a vós o reino de Deus"(Mt 12.28). Eles viram Jesus livrar a humanidade das forças demoníacas, também receberam poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios (Mc 1.34,39 35-15). O poder de Deus vai recuando o domínio de satanás, e o reino de Deus vão se implantando. Queres as bênçãos de Deus? Então pregues o evangelho, liberte as almas aprisionadas, assim estarás buscando o reino de Deus, e as demais coisas (tesouro, comida, bebida, vestimentas etc.) serão acrescentadas em sua vida.


Texto escrito por:

Geziel Silva Costa

12 comentários:

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado Geziel Silva Costa,

A paz do Senhor!

Depois do seu alerta, devo escrever algo mais. Não!

Apenas pedir aos seus leitores que leiam outra vez mais a sua mensagem.

O Senhor seja contigo!

O menor de todos.

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO.
MUITAS PESSOAS NAO ENTEDE QUE OS MILAGRES QUE JESUS FEZ NAO FOI PARA SE APARECE, MAIS O OBJETIBVOS DOS MILAGRES ERA TUDO VOLTADO PRA A SALVAÇÃO DAS ALMA PERDIDAS, HJ VEMOS MUITO PREGADORES DE BENÇÃO NAS IGREJAS SO PREGANDO BENÇA É VERDADE O POVO VAI SER SIM ABENÇOADOS, MAIS NEM UMA OUTRA COISAS FAZ FESTA NO CEUS NEM BENÇÃO NEM CHAVES DE CARROS, NEM CONTA EM BANCO UNICA COISA Q FAZ FESTA NONOS CEUS É UMA ALMA Q SE ARREPENDE GLORIA A DEUS. E MUITOS NAO GLORIFICA POR ESSAS ALMAS Q SE ARRENPENDE ENQUANTOS OS ANJOS FAZEM FESTA LA O CEUS. O POVO GLORIFICA SO QUANDO TEM BENÇÃO CARROS NOVOS E FALAM Q AS BENÇAS DO SENHOR VAI ALCAÇAR ELE. MAIO BENÇÃO É A SALVAÇÃO E O MAIOR MILHAGRE É O NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA AMEM. AUTOR NEY

Unknown disse...

Pr Newton,

É sempre uma honra ter as suas considerações. Percebo que o pr está atento à blogosfera.

Grande abraço
Geziel

Unknown disse...

Olá Ney,

Bom saber que vc tem uma visão diferenciada da maioria. Quanto à festa no céu, creio que é o Mestre que faz festa DIANTE dos anjos.

Abração
Geziel

Luís disse...

Olá Geziel!
Parabéns pelo blog, as matérias estão excelentes, já estou seguindo.
Quero aproveitar para divulgar o meu blog http://wwwadoradoresemverdade.blogspot.com/ quando puder faça uma visita.
Um abraço fik na paz.

Unknown disse...

Luís,

Obrigado pela visita, estarei visitando seu blog.

Abrçs

Presença Profética disse...

CONTINUE SENDO INSTRUMENTO NAS MÃOS DO SENHOR!

Lucas Marim Santos disse...

2 Crônicas 27:6 Assim, Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR, seu Deus.

Existe outra receita para a prosperidade? E essa prosperidade tem que ser financeira?

Se essa prosperidade tem que ser financeira, te peço Senhor, dá a minha parte em maior proximidade contigo!

Que o Senhor continue lhe abençoando!

ofarol.blog.terra.com.br disse...

Meu caro Geziel, esse texto é sadio teológicamente e irreperável, mas, vamos convir que seu texto "mudei o Sermão" deu margem a uma interpretação bem diversa, de modo que as refutações que recebestes no contexto, foram procedentes, afinal, já advertia Paulo: "Se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?" Abraço, paz!

Anônimo disse...

Michael Neri
Simplesmente Fantástico o seu texto!

zearmando1947 disse...

meu amado, PAZ!Estou de pleno acordo na sua interpletaçao.Muitos buscao a BENÇAO, mais sao elas que vem, como? OBEDIENCIA.

Unknown disse...

Armando José Teixeira!
Na verdade as bençãos devem acompanhar os cristãos, a partir do momento que eles obedecem, buscam o Reino de Deus e entrem na vontade divina.

Abraços
GSC