Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Bíblia: O Código de Ética Divino


INTRODUÇÃO

Ética é um aspecto da filosofia, que está dividida ou formada por alguns grupos. Política, Lógica, Gnosiologia, Estética, Metafísica e Ética que definimos,como: “Parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana. Conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar”. (Aulete Dicionário Digital).

I – UM MUNDO SEM A ÉTICA BÍBLICA

Qualquer pessoa pode decidir entre o certo e o errado, seja para com os homens ou Deus, porém a Bíblia ensina como tomar decisões certas diante de ambos. Mas como tomar decisões certas, se hoje o moralmente certo é errado? Como acertar num mundo relativista, Onde as pessoas matam uns para salvar outros? A Bíblia, o Código de Ética Divina, ajuda-nos a tomarmos decisões morais acertadas.

Os valores do mundo corrompido sem Deus, são imorais, relativo e contrário aos princípios bíblicos. O desafio da igreja é grande em combate ao sistema mundano. A prostituição, o homossexualismo, a pornografia, o aborto,a corrupção, assolam a sociedade, desvirtuando-a, dos padrões morais estabelecidos pela Bíblia. O conceito da sociedade sobre namoro, casamento e sexo, revela o hedonismo (prazer imediato), é a influência do egoísmo ético. O índice de aborto é virulento, a cada ano os números aumentam. Uma pesquisa feita no Brasil, revela que 60% dos brasileiros são favoráveis ao aborto. “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg 2.13).

A prostituição, que não é uma profissão, é uma prática pecaminosa, Deus proíbe com veemência, é grave pecado, é insanidade, loucura, estupidez e torpeza. “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz fazem-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um {mesmo} espírito. Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. (1Co 6.15-18). Leia ainda (Pv 7.4-10, Dt 23.17, 1Co 6.16).

Poderíamos falar ainda de assuntos éticos que a Bíblia aborda com clareza como: A guerra, pois existem guerras justas e injustas. A família, que sofre com as enxurradas de ataques malignos. O sexo, que tem se tornado pervertido, fora do casamento ou no casamento dos ímpios, o sexo pervertido é de praxe. Mas no meio cristão, o diabo tem achado brecha para tornar o seu uso ilícito, antibíblico, antinatural, anticristão, anti-social e subumano. Demônios podem atuar no ser humano na área do sexo. “O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus”. (Oz. 4.12). “Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito da prostituição está no meio deles, e não conhecem o SENHOR”. (Oz. 5.4).

Ainda sobre assuntos relacionados à moral, O suicídio é um mal que ceifa muitas almas, e não resolve os problemas de ninguém com o fim da vida. A eutanásia, defendida praticada em muitos lugares, é proibida pela Bíblia. Deus é o autor da vida, e só ele tem o direito de tirá-la. (Ex 20.13). As finanças particulares e individuas, tanto quanto as públicas, devem ser utilizadas de maneira correta, sensata e temente a Deus. Os vícios e os jogos, são prejudiciais em todos os Âmbitos. Porque não existe uma lei proibindo o cigarro e a bebido peremptoriamente? Os impostos da bebida e do cigarro geram um bom dinheiro ao governo, deve ser este o motivo. Poderíamos ainda abordar sobre a ética na política. É importante saber que a política exerce influência em todas as áreas da vida, portanto não faz sentido o crente dizer que não quer envolver-se com ela.

II – PRINCÍPIOS ÉTICOS DA BÍBLIA

A base da Ética Cristã é o decálogo, tanto no aspecto espiritual quanto moral. O apogeu da ética nos dez mandamentos é a ética cristã nos ensinos de Jesus. Lembram do Jovem rico? “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?” (Mt 19.16). Até o dia de hoje, as pessoas como o jovem rico, pensa que podem alcançar a salvação por seus próprios esforços. “QUE FAREI”. Jesus sabia que estava diante de um rapaz educado nas regras éticas judaicas, onde o exterior era mais importante que o interior, o ser e o sentir espiritualmente. “O formal mais importante que o real.” E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não {há} bom, senão um só {““ que é Deus ““.} Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mt 19.17).O jovem cumpria todos os mandamentos, Jesus sugeriu que ele vendesse tudo e o seguisse, e ele retirou-se triste. Ele não matava, não roubava não prostituía e etc.Mas à Luz da Ética Cristã,o que importa não é só o NÃO FAZER, mas praticar o que é justo e reto. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado” (Tg 4.17).

No Antigo Testamento, “não matarás” (EX 20.13).Refere-se ao matar de modo premeditado, deliberado e doloso. “Na ética de Cristo, a prevenção é mais importante, a ira, a cólera e agressão verbal são pecados. "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raça, será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno” (Mt 5.21-22).O adultério no AT é condenado. Não adulterarás (Ex 20.14; Dt 5.18). Na ética de Cristo, ele condena não apenas os atos, mas também os pensamentos impuros, as fantasias sexuais o “adultério mental” “
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5.28).

O Amor ao próximo no AT era entendido somente entre os judeus e suas famílias e as autoridades. O inimigo eram os gentios.“mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR” (Lv 19.18b). Mas os religiosos diziam: “Aborrecerás o teu inimigo.” Deus nunca ordenou isso. Na ética de Cristo. “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”( Mt 5.44-45).

III - A ÉTICA CRISTÃ É PARA TODAS AS FAMÍLIAS

A Bíblia enfatisa maior importância à virtude moral, do que às regras de condutas. Ele enfatiza sobre o homem justo e puro de coração que é bem aventurado. Os Frutos do Espírito Santo descritos em Gálatas, são as virtudes. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gl 5.22). Ensinar o menino no caminho em que se deve andar, é ensinar a ter virtude, ensinar a ser justo e íntegro e reto. Deus dá testemunho de quem possui essas virtudes. “E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do ma” (Jó 1.8).

1. A ética para os pais. A ética dos pais, embasada de autoridade no lar, gera segurança e garante a sólida formação do caráter dos filhos. A figura paterna está cada vez mais ausente da educação dos filhos. Seja pelo tempo, trabalho, ou pelo indiferentismo e desprezo familiar aplicado pelo sistema mundano. As pressões sociais e econômicas que levam os pais a confiarem a educação e criação dos filhos aos avós, creches, empregadas e babás eletrônicas, deixam os pais ausentes na formação dos filhos. A ausência da figura paterna, provocará num futuro próximo, a dissolução de milhões de famílias. Aos pais compete o ensino cristão aos filhos, a uma vida de limites, respeito e princípios bíblicos, para uma vida longa e abençoada. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Ef 6. 1-3).

2. A ética para os filhos. Os filhos precisam conhecer e obedecer limites. A honra que os filhos podem dar aos pais, é aceitando os limites impostos,e assimilando os valores ensinados pelos pais. Um lar onde os limites são aplicados e obedecidos justa e biblicamente, conforme a palavra de Deus, as crianças são realmente felizes e vivem alegres. “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpétuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida” (Pv 6.20-24).

No AT testamento, Deus estabeleceu um padrão ético para o seu povo, e fez recomendações aos pais para ensinarem seus filhos. “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Dt 6.6-9). A falta de autoridade e ensino aos filhos, traz desordem e vexame no convívio social, gera indivíduos irresponsáveis, contraventores e despreparados para enfrentar a realidade da vida.

CONCLUSÃO

A palavra de Deus, é o princípio das leis estabelecidas por Deus. O padrão de moralidades, a formação do caráter, a virtude para a vida está imposta na Bíblia. O princípio da sabedoria é o temor a Deus, e o temor é desenvolvido na meditação e cumprimento da palavra de Deus. “Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos, Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti” (Sal 119.15,168.

Geziel Silva Costa

Bibliografia
Ética (As decisões morais à luz da Bíblia) CPAD
Lições Bíblicas 2° trimestre 2004 CPAD
Dicionário digital Aulete
Teologia Sistemática Charles Finney CPAD

Nenhum comentário: