Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Deus que comanda o futuro


Introdução

Desde os tempos remotos, o homem procura saber do futuro. E quem não se preocupa com ele? Às vezes, as lembranças do passado nos deixam com saudades, dando a impressão que o passado foi melhor que o presente. Mas é equívoco, amanhã estaremos com saudades do presente, e dizendo que este era melhor. Ficamos indignados por não termos domínio do tempo, não podemos fazer voltar o passado um só segundo. E da mesma forma, não podemos adiantar, e nem descobrir antecipadamente o que está por vir.

1 - Deus, o tempo e o futuro imediato (Deus é eterno)

Para os humanos, o tempo está subordinado à vida. À medida que o tempo passa, a nossa vida também. Tempo é vida, e quanto mais tempo temos de vida, menos vida temos no tempo da existência. Afinal os nossos dias estão contados. "Como a sombra que declina, assim os meus dias, e eu me vou secando como a relva" (Sl 102.11). O homem está limitado à circunstância, ao tempo e ao espaço, Deus abriu uma fenda na eternidade, e chamou-a de tempo, e pôs nela o homem . Porém Deus está acima do tempo, ele é o criador do tempo. Todas as coisas estão patentes aos seus olhos, ele conhece e vê ao mesmo momento o passado, o presente e o futuro. Ele sabe o final da história, ele sabe o princípio de todas as coisas, afinal ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.

2- O tempo e a eternidade

Sabemos que o tempo teve um início, porém não sabemos se haverá um fim no tempo. Perguntas como: Quem fez Deus? Como ele existiu? Como Deus não teve começo? Ele foi criado? A mente humana não consegue raciocinar exatamente esta verdade da eternidade passada de Deus. O salmista tentou imaginar, mas concluiu: "Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir." (Sl 139.6). Deus é tão grande, que para se comunicar com o homem ele usa a linguagem humana, o entendimento humano, e no AT testamento, mostra-se através da teofania.

3- O futuro

Quanto ao futuro, sabemos pela palavra, do futuro escatológico, profético, também chamado de futuro longínquo. O mundo terá um fim trágico pela Bíblia, por desprezar e rejeitar a Deus. Israel por não reconhecer o Messias, tem alguns momentos de dificuldades para ser superados. A igreja espera o arrebatamento. Mas o amanhã de cada um individualmente, não sabemos. Podemos nos preparar para o futuro, através de planos, propósitos ou sonhos. Mas não podemos descobrir o que virá exatamente, não sabemos sequer se estaremos aqui. Todavia Deus permite escrever a nossa história. Pela vontade permissiva, Deus permiti que escolhamos nossos próprios caminhos. " Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal: porquanto te ordeno, hoje, que ames o SENHOR, teu Deus, que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o SENHOR, teu Deus, te abençoe na terra, a qual passas a possuir" (Dt 30.15).

4- Deus conhece o nosso futuro

Apesar de escolhermos voluntariamente nosso caminho, e escrevermos a nossa própria história, Deus tem um plano para a humanidade; Deus tinha um plano de vida para Adão, mas pelo livre arbítrio, Adão saiu dos planos de Deus. E quando saímos do plano que Deus traçou para nós, as consequências são verdadeiras. "Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então, eu te denuncio, hoje, que, certamente, perecerás; não prolongarás os dias na terra " (Dt 30.17-18). O certo é descobrirmos a vontade de Deus para cada um de nós. Deus tem um plano com cada um, vamos pedir que ele nos revele seu plano, seu propósito para conosco. "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (jR 29.11).

O glorioso futuro da igreja

Deus reservou para sua igreja uma vida eterna sem as agrura da vida. Deus se importa com a situação difícil de cada um de nós. O futuro gloriosos da igreja está escrito como será."E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" (Ap 21.4). Deus transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fl 3.21). É muita bondade de Deus, perdoar nossos pecados, nos enviar o consolador, conceder os dons espirituais, tornar-nos capazes de produzirmos o fruto do Espírito, nos transformar com nosso corpo glorioso, e ainda nos galardoar.

Salvação eterna e gloriosa

Sabemos que Deus tem um futuro glorioso para a sua igreja. E ele nos encoraja a batalharmos até o fim. Mas para isso precisamos gastar o nosso tempo em busca da santidade e do trabalho para alargar o reino de Deus. O salmista pedia auxílio de Deus para saber viver, e aproveitar o tempo naquilo que é útil para a vida espiritual e o reino de Deus. " Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios" (Sl90.12). Aprender a contar os dias, é aprender a gastar o tempo corretamente, é saber deixar as coisas supérfluas, as coisas fúteis de lado, e dizer como Paulo "Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado" (2Co 12.15). Quantas pessoas estão perdendo tempo, quando poderiam trabalhar um pouco mais para o reino, mas vamos seguir o conselho de Paulo aos Efésio "Remindo o tempo; porquanto os dias são maus" (Ef 5.16).

Abraços

Geziel

Nenhum comentário: