Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O Deus que se comunica com os homens


Constantemente encontramos cristãos perguntando de onde veio Deus. Onde surgiu, como ele é. Em se tratando de novos convertidos. Nas palavras de Jesus, Deus é espírito (Jo 4.24). Ele não está limitado à circunstância, ao espaço ou ao tempo. Nada na terra pode assemelhar-se a ele. E fazer isso torna-se um pecado ( Ex 20.4-6).

A medida que Deus se revela ao homem, vai se relacionando e se comunicando com ele. Deus não se revela como uma força cósmica, um pensamento ou objeto inanimado, mas como um ser pessoal, que ama e que fala comunicando conosco e demonstrando que se importa com a sua criação. Em se tratando de relacionamentos pessoais, se identifica como Pastor, Pai, Amigo, Guia e Rei. Espontaneamente Deus se revela, não por obrigação ou necessidade. A trindade está completa e perfeita sem a necessidade de mais elos. Mas visando o bem do próprio homem, o maior privilégio do ser humano é conhecer, se comunicar, glorificar, adorar e desfrutar da presença de Deus. Essa comunicação revela o amor e a bondade de Deus para com o homem.




O propósito de Deus na revelação e na comunicação, é que o conheçamos pessoalmente como ele é, e aceitemos o perdão, a regeneração, e a liberdade para estarmos longe do julgamento catastrófico que virá em resposta ao pecado. Assim a comunhão pessoal com ele é transmitida através da comunicação. Leia o que ele nos diz: " Eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo" (Lv 26.12). "Tu nos criaste para ti mesmo, e o nosso coração está inquieto até que ache repouso em ti" (Confissões de Santo Agostinho. livro 1 cap.1).




Sua auto revelação abrange os séculos, e oferece comunhão e comunicação ao ser humano. No entanto, ouvir falar de Deus, crer em Deus, não outorga salvação automática a ninguém. Ouvir as notícias alvissareiras da parte de Deus, não nos redime automaticamente, porque quem rejeita essas verdades reveladas, proclama sua própria morte. Quando ele fala, é para demonstrar seus propósitos, e há uma só voz, não há lugar para mensagens confusas, apesar de se comunicar de várias formas, e por meio de muitas pessoas, a mensagem dele é uma só.


De que maneira Deus fala?


Através da palavra "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;" (2 Timóteo 3.16) Ele fala dentro de nosso interior, não com uma voz audível, mas através de uma convicção forte (algo insistente) ou de uma paz profunda. Falou através do profetas e fala através de seu Filho, Jesus Cristo (Hebreus 1:1-2).


A voz de Deus no jardim ecoou em busca de comunicação com Adão (Gn 3.9-10).

A voz de Deus procurando Noé, leia (Gn 6.13 a seguir).

A voz de Deus para com Abraão (Gn 12.1).

A voz de Deus para com Moisés (Ex 3.7).

A voz de Deus no sinal para com Israel (Ex19.20).

A voz de Deus para com Elias (1Rs 19).


Podemos ainda citar Deus se comunicando com Jó, João na ilha de Pátmos, sua voz era com de muitas águas, como de trombetas.


Davi escreve: "A voz do Senhor ouve-se sobre as águas!

A voz do Senhor é poderosa, cheia de majestade, quebra os cedros do Líbano, separa as labaredas de fogo, faz tremer o deserto"!


Geziel Silva Costa



geziel-costa@hotmail.com






Nenhum comentário: