Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Deus que intervém na história


Quando aceitamos a soberania de Deus para intervir na história, derrubamos o deísmo, pregam que ao terminar a criação, Deus se afastou, e está desligado dela. Deus se relaciona, e está envolvido com a criação. Os acontecimentos da criação, não são obras do acaso, nem possui um destino impessoal. Mas a intervenção de Deus infinitamente poderoso Criador e Senhor pessoal. Deus está tão ligado, envolvido e preocupado com a criação, que ele preserva e conserva como ele quer, segundo sua vontade. Também coopera com as coisas criadas e dirige a criação e as orienta no cumprimento de seus propósitos.


Em Hebreus 1.3 nos diz que Cristo está "sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder". Leia segundo a Teologia Sistemática de Wayne Grudem: " A palavra grega traduzida como sustentar é pherõ, "carregar, suportar. É usada no Novo Testamento em: (Lc 5.18 levar um paralítico até Jesus). (Jo 2.8 levar vinho ao encarregado do banquete). (2Tm 4.13 levar uma capa e livros a Paulo)". Encerra a ideia de controle, Jesus está carregando, isto é: Controlando, intervindo na criação. Afinal, ele é o Deus que intervém na história.


E se Deus retirasse por alguns minutos o oxigênio? Lembram do que disse Eliú em seu diálogo com Jó? Leia (jó 34.14-15). Paulo diz que Deus "faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade"(Ef 1.11). Isto indica que ele elabora e realiza tudo segundo sua vontade. E se ele deixasse de providenciar a saúde, alimentação etc? Diferente de nós que viramos as costas para alguém que nos traiu, Deus continua ativo no planeta, não abandonou o homem. Quando aconteceu o Furacão Katrina, Furacão Rita, o maremoto, alguns céticos perguntavam: Onde está Deus que não fez nada para salvar as pessoas? Se ele existe porque permitiu isso? Leia como Deus impõe sua vontade à natureza: "Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair os ventos dos seus reservatórios" (Sl 135.7 cf. 104.4).


Com esta explicação os céticos levantam outra questão: E o mal? De fato Deus causa o mal?

As escrituras, em nenhum momento relata Deus causando diretamente algum tipo de mal. Mas ele faz atos maus, em respostas às ações voluntárias más, das criaturas más. As escrituras nunca culpam a Deus pela maldade, nem interpretam que ele sente prazer nela. Devemos entender, que o mal é cometido por nós mesmo, e não por Deus. Estas coisas, são uma forma de Deus trazer juízo sobre o homem distante, a fim de que ele se arrependa, e se volte para ele. Os juízos de Deus, são executados com amor e propósitos. Os acontecimentos são preditos pela palavra, e afim de que ela se cumpra, Deus intervém na história.


Vemos a intervenção de Deus em Sodoma e Gomorra e as demais cidades circunvizinhas. Deus destruiu o mundo com o dilúvio. Interveio na torre de babel. Na preservação da nação de Israel quando disperso pelo mundo. Na história da igreja, temos a mão de Deus, ele preserva, coopera como disse a Moisés no deserto: "Tenho VISTO atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho OUVIDO o seu clamor por causa dos seus exatores...portanto DESCI para livrá-lo..."(Ex 3.7-8).(Grifo meu)


Geziel Silva costa

Nenhum comentário: