Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O Deus da redenção


"Redenção é libertação mediante pagamento de um resgate. No NT refere-se à salvação do pecado, da morte e da ira de Deus, através do sacrifício de Jesus. No AT refere-se a um ato legal praticado pelo parente redentor (Lv 25.24, 51-52; Rt4.6; Jr 32.7-8). Também refere-se a um dinheiro pago para a libertação de um refém (Sl 111.9; 130.7). No AT se aplica ao resgate de uma propriedades, animais, pessoas e à nação de Israel. É o pagamento para a libertação de uma servidão, obrigação ou perigo de vida. Era feito por pagamento de um preço, resgate, suborno, gratificação ou soma em dinheiro. As pessoas resgatavam propriedades, escravos, prisioneiros, parentes. Mas libertar do pecado apenas Deus" (Sl130.7-8). Dicionário ilustrado da Bíblia Autores(Ronald F Youngblood e F.F.Bruce e R.K.Harrison).

A salvação em Jesus Cristo, é a coluna vertebral da doutrina da redenção. Em Hebreus 1.1 veja o pensamento do escritor: " Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho". Um dos assuntos que Deus falou no passado, foi a redenção do homem. Leia a primeira promessa de redenção: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15). Deus mesmo se ofereceu para redimir o homem, sabendo que este por sua vez seria incapaz de alcançar perdão pelos seu próprios esforços.


Quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse Isaque, no momento que Abraão vai sacrificá-lo o anjo brada:"Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho"(Gn22.12,13). Então Abraão entendeu, que assim como o cordeiro livrou Isaque da morte, e Isaque foi substituído pelo cordeiro, assim também Cristo morreria em nosso lugar nos livrando da morte e concedendo-nos vida e salvação.


Os atos salvíficos de redenção no AT, é o preparo para o palco da salvação concluída, que realiza-se com o nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo. O sacrifício Levítico do tabernáculo, são tipos, e entre esses tipos, temos os que representam a redenção. Toda a lei cerimonial, do sacrifício Levítico, eram símbolos das sombras das Boas Novas vindouras. Assim como os sacrifícios no altar do holocausto, Jesus se entregaria como oferta, pelo pecado para pagar o preço das nossas dívidas, e ofensas a Deus. Ele tirou de nós a dívida, e cravou na cruz. Hoje somos livres, sem a dívida "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz" (Cl2.15).


Quando Adão faz vestimenta de folhas, Deus os substituiu por outras. "E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu" (Gn 3.21). Isso indica, que o homem não é salvo por seus próprios arranjos, suas próprias obras, mas pela providencia de Deus. O cordeiro morreu, para nos vestir com as vestes da salvação através da redenção. O homem busca muitos caminhos, a religião nada mais é que o Religar, a tentativa do homem em busca de Deus. Mas só existe um caminho para o perdão, salvação, felicidade e eternidade, Jesus é O caminho. Como disse Salomão: Deus fez o homem perfeito, mas ele buscou muitas invenções.


No AT, os pecadores ofereciam o cordeiro através do sacerdote, em prol dos pecados, era um tipo de Cristo, que morreu pelos nossos pecados. Mas isso era apenas figura "Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados" (Hb 10.4). Mas a redenção de Cristo nos liberta, limpa de uma vez por todas. "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção" (Hb 9.12).


Nós cristãos cremos que Jesus pagou o preço por esta redenção. Do contrário como muitos pensam ser a salvação de graça, ela é pela graça, o meio é a graça, o preço é de sangue. "O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo" (1Tm 2.6). "Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre (Sl 49.8). Uma alma vale mais que o mundo, e o valor do resgate de uma alma, é mais valioso que ouro prata, que são considerados corruptíveis. "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pe 18,19).


Os cristãos são lembrados do preço da redenção, para serem incentivados a uma vida mais pia, em santidade ao Deus redentor, pelo favor recebido. O motivo dessa redenção é para servirmos a Deus, sermos um povo seu, especial, zeloso e de boas obras. Devemos nos alegrar com esses ensinos, sabendo que fomos libertos da opressão e escravidão do pecado e do temor da morte, mesmo sem merecimento. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8.36).


A nossa remissão veio através da morte vicária de Cristo. O termo vicário significa o que faz a vez de outro, substituto. Morte viária é morte substitutiva. Em vez de Jesus, seríamos nós quem deveríamos morrer. Mas ele morreu dando-nos vida. Os discípulos entenderam o causa da morte de Cristo, e então passaram a pregar que Cristo morreu por nós. "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras" (1Co15.3). Pregavam que Deus propôs o sangue do seu filho como propiciação de nossos pecados. "Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus"(Rm 3.25). Assim todos os apóstolos entendiam a morte vicária de Cristo pela humanidade. (1Pe 3.18; 1Jo2.1,2).


No AT, era transmitido ao povo a importância do sangue. Os Hebreus tinham em mente que o sangue é que fazia a expiação. No altar de holocausto ofereciam sacrifício de sangue. "Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma" (Lv 17.11). Isto é confirmado no NT, que o sangue redime, reconcilia. Estávamos separados de Deus por um grande abismo chamado pecado, éramos inimigos, mas houve a reconciliação através do sangue de Jesus. "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão" (Hb 9.22). Leia ainda (2Co 5.19; Ef 2.11-19).
Bibliografia
Revista Escola Dominical (CPAD) 2008 1° trimestre
Teologia Sistemática (CPAD) Stanley Horton
Teologia Sistemática (Vida Nova) Wyne Grudem
Dicionário ilustrado da Bíblia Autores(Ronald F Youngblood e F.F.Bruce e R.K.Harrison)

Geziel Silva Costa

www.alertafinal.blogspot.com

Nenhum comentário: