Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quinta-feira, 12 de junho de 2008

12 de Junho(Dia dos Namorandos)


Quando surgiu o dia dos namorados?


De acordo com versões conhecidas, a comemoração teria surgido na Roma antiga, no século III.

O imperador Cláudio II, proibiu o casamento entre os soldados, pensando que os solteiros eram mais fortes, e com mais vantagens para ganharem baralhas. O padre Valentim, continuou fazendo casamento, desobedecendo as ordens do Imperador. O próprio Valentim casou escondido, e foi para a prisão, mas não renunciou o cristianismo. Antes de morrer, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro, e antes de partir deixou uma carta a ela escrita: De seu namorado, datada de 14 de Fevereiro.


"Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi dotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.


"No Brasil, é comemorado em 12 de Junho partir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como Junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados." http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/historia-do-dia-dos-namorados.php


Qual a finalidade do namoro?


Antes víamos as pessoas mais adultas, namorando. Nos anos 80, os jovens acima de 18 anos eram incentivados a namorar, pelos formadores de opinião. Hoje os adolescentes, apartir de 15 anos, estão não somente namorando, mas também se relacionando sexualmente. As coisas tem acontecido cada dia mais cedo. E não vemos na sociedade nenhum programa de esclarecimento para esses jovens adolescentes. A maioria dos abortos no Brasil ocorrem entre meninas de 14 a cima. O namoro hoje nessa sociedade odierna, está relacionado a relações sexuais.


Mas o namoro cristão, que tem a Bíblia como regra de fé e prática, é diferente. Está mais pautado no conhecimento. O jovem cristão, quando começa a namorar, ele não tem em mente o "ficar", passar tempo, e sim pensa num futuro, pensa em constituir família, e no namoro é onde ele vai conhecer sua futura esposa, seus familiares etc.


Em continente vem o noivado, que não dá mais liberdade para a intimidade dos noivos, e sim é um período de tempo para o preparo conjugal. Na cultura judaica, os noivos se falavam por intermédio de um amigo. Qualquer assunto entre os noivos, era o amigo do noivo que intermediava. Na ocasião do casamento, enquanto a noiva se preparava em sua casa, o noivo vinha ao seu encontro para o casamento. Nas proximidades da casa da noiva,o amigo do noivo gritava:- Aí vem o noivo, saí-lhe ao encontro, então a noiva saia de sua casa e encontrava-se com o noivo no caminho. Ele tomava-a e levava para a casa de seu pai, onde já estavam pronto os preparativos para a festa.


Sabemos que o casamento ( principalmente o judaico), é símbolo do arrebatamento. Mas o que queremos mostrar aqui, é a pureza do namoro, os objetivos e valorização ele. Num mundo relativista em que vivemos, com a inversão de valores, tudo está comprometido. Mas cabe a igreja cuidar em divulgar os propósitos de Deus para os namorados, noivos, casais e toda a família, que tem sofrido com a pressão do sistema mundano. Há até quem diga que o dia dos namorados em 12 de Junho, foi criado nesta data porque nesse período o mercado é parado, então criaram o dia dos namorados com o objetivo de levantar as vendas, é o mundo materialista.


Abraços

Geziel

Nenhum comentário: