Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

terça-feira, 25 de março de 2008

A IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA DO POVO EVANGÉLICO PARA A SOCIEDADE


Na região metropolitana do Rio de Janeiro, aproximadamente no ano de 1992, houve alguns dados estatísticos. Entre os diversos dados, está o do “Instituto de Estudos da Religião” (ISER). Realizou-se nesse mesmo período, o Censo Institucional Evangélico, o que fez alguns pesquisadores e antropólogos renomados a ter a curiosidade para a pesquisa. Foi em primeira instância, que em algumas décadas, essa classe social vinha apresentando transformações no que diz respeito a relação com a Sociedade. Dentre elas (na esfera Política, e na Comunicação). Se passaram dois anos e algumas considerações qualitativas fez com que dobrassem essas qualidades agora abrangendo uma esfera. Essa esfera trouxe maiores indagações na vida social desta classe. Que definirei em três esferas, a Saber:

1 – Na Comunidade Religiosa.

Poderíamos destacar que a fé religiosa, o credo em si propriamente dito, tem participação máxima. Isso facilita a filiação religiosa objetivando a mudança de denominação. Afirma-se ainda que nesse intermediário interdenominacional, há denominações prediletas e mais dirigidas para o protestantismo carismático. Seguindo a exemplo dos pentecostais, mas com raízes Católicas, o pentecostalismo e em particular o neopentecostalismo o novo pentecostal que é menos tradicional é mais místicos em seus rituais litúrgicos.

2 - Na família.

Nesse particular mencionaremos alguns fatores que contribuem para a sociedade brasileira. Com o crescimento desta classe social, dentre as análises feitos e de fator positivo destacamos nas relações familiares o comportamento reprodutivo. Segundo Fernandes, os evangélicos representam um avanço na modernização da sociedade brasileira. Sem falar na contribuição para o mundo Científico-Tecnológico depois da Reforma Protestante. Segundo a pesquisa a taxa de fecundidade entre os evangélicos é de 2,74%, próximo da taxa da população brasileira de 2,58%. “A pesquisa mostrou nitidamente que as igrejas evangélicas tendem a influenciar os seus membros a baixar a taxa de natalidade” (p. 103) FERNANDES Rubem (ISER).

3 – Na Atividade Política.

Além do mais, exige-se de um homem convertido, a mudança de comportamento. No que se refere a economia, no âmbito geral, ao adultério e aos vícios de jogos, álcool, tabaco, drogas, e ainda dificilmente se ver evangélicos envolvidos com assassinatos e acidentes de carro por embriaguez, etc... etc... . Para o escritor Fernandes, sugere-se que “A pregação evangélica tem propiciado transformações modernizantes das relações entre os gêneros” (p. 94) FERNANDES Rubem (ISER).
Vale ressaltar da grande valia para a sociedade brasileira e o mundo num todo. Ressaltamos que trabalhos específicos, são realizados na recuperação de drogados e no incetivo da juventude aos estudos. (A maioria dos jovens evangélicos, chegam a cursar uma graduação). Eles saem das drogas, da promiscuidade desenfreada. Existe a conversão de presidiários e obras de ação social entre eles, sendo um projeto de sociedade. Mas nesse sentido, pregam a regeneração moral, a partir da qual decorrem as transformações. E ainda concede novamente o direito com a dignidade de inserir-se novamente na sociedade.

Mas aqui são apenas alguns dos possíveis desdobramentos das pesquisas que o ISER realizou para uma comprovação concreta no meio Evangélico contemporâneo. Por um lado tornam-se cada vez mais inteligível este segmento, por outro suscitam novas hipóteses sobre o impacto causado pela conversão no comportamento de uma parcela significativa para a sociedade.


Pr. e Prof. Jadhiel Costa
Formado em Licenciatura Plena em Ciências da Religião e Bacharel em Teologia, Especialista em Filosofia Geral e História Geral pela faculdades INTA de Sobral-CE
Formado em Missiologia pela EMAD do Rio de Janeiro RJ
Formado em Apologética pelo Instituto Cristão de Pesquisa de Jundiaí – S.P.